Projeto TRAILER ITINERANTE DE DEFESA CIVIL

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL E AÇÕES VOLUNTÁRIAS

PROJETO
TRAILER ITINERANTE DE DEFESA CIVIL
Fortalecendo a Resiliência nas Comunidades

 

JUSTIFICATIVA

O fortalecimento da resiliência nas comunidades depende da aproximação e cooperação da Defesa Civil Municipal para: 1) integração dos conceitos de redução do risco de desastres, 2) para informações acerca dos protocolos para acionamento dos sistemas de alerta/alarme e 3) para ações de conscientização comunitária sobre atividades de preparação e prevenção em todos os distritos do município.

O desenvolvimento de um processo de itinerância se faz necessário para que a Defesa Civil consiga atender comunidades e suas peculiaridades em todos os distritos do município. O Projeto Trailer Itinerante de Defesa Civil – Fortalecendo a Resiliência nas Comunidades tem o objetivo de facilitar por meio da informação, da capacitação e da cooperação, ações integradas da Defesa Civil Municipal com as comunidades petropolitanas.
O impacto que as ações deste projeto pretendem gerar é: de MAIOR INTEGRAÇÃO DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL COM AS COMUNIDADES DE PETRÓPOLIS-RJ

Para executar este projeto, um trailer que serviu a Defesa Civil de Petrópolis nas chuvas de 2008 será reformado e preparado para atender as demandas do projeto. A Defesa Civil confia que este projeto vai dar visibilidade e capilaridade as ações de Defesa Civil e espera por resultados satisfatórios de fortalecimento da resiliência urbana e integração com a comunidades petropolitanas.

 

AÇÕES

RESULTADOS ESPERADOS

PRODUTOS

INFORMAÇÃO

Apresentação de informações e conceitos básicos de Defesa Civil para o fortalecimento da resiliência nas comunidades.

Fluxo de informações de Defesa Civil nas comunidades CLARO, CONFIÁVEL E AMPLO.
  • Folhetos informativos;
  • Vídeos educativos;
  • Jogos colaborativos e lúdicos;
  • Teatro de Rua com temáticas de Defesa Civil.
CAPACITAÇÃO

Desenvolvimento de capacitação em protocolos, conceitos básicos de redução de risco de desastres e gestão de risco em comunidades.

Fortalecimento da resiliência urbana por meio das ações de capacitação nas comunidades.
  • Cronograma de Capacitações tendo em vista capacitar para ações emergenciais de resposta, primeiros socorros, acidentes domésticos, prevenção contra incêndios e ações periódicos. ·
  • Kits para comunidades (baseados nas capacitações) ·
  • Certificados da Defesa Civil para as lideranças comunitárias capacitadas.
COOPERAÇÃO

Facilitação de cooperação técnica para fortalecer ações de mitigação nas comunidades.

Mitigação e preparação nas comunidades é fortalecida pela cooperação técnica com a Defesa Civil.
  • Encontros Comunitários com técnicos da Defesa Civil; ·
  • Relatórios técnicos participativos; ·
  • Mapas de Risco participativos;

Defesa Civil: Sirenes com o Aviso Falado de Chuva Forte

Ontem, voltamos a acionar as sirenes com o aviso de chuva forte. Este toque é dado para avisar as comunidades que “nas próximas horas ocorrerão chuva forte”. Provavelmente aconteça hoje novamente no fim do dia.

Algumas pessoas perderam esse costume pois não foi mais adotado isso na ultima gestão. Porém já retornamos isso.

Neste aviso, os moradores NÃO DEVEM SE DESLOCAR PARA O PONTO DE APOIO.

É apenas um aviso de chuva forte, mas que estes moradores fiquem em atenção para os próximos avisos.

Peço que divulguem essa informação.

O Toque de Mobilização, ou seja, quando as pessoas devem se deslocar, só é dado quando a chuva atinge um indice relacionando chuva acumulada x chuva horária.

Contem comigo e minha equipe.

Ten Cel Gil Kempers
Petrópolis – Defesa Civil


Toques da Defesa Civil:

(cada tipo de toque tem um texto, diferente dos demais)

1. Toque de Chuva Forte

É dado antes da chuva informando que nas próximas horas vão acontecer chuvas fortes.

A equipe geotécnica e de monitoramento vai acompanhar as chuvas, se atingir o índice de escorregamento a sirene é acionada (Toque de Mobilização) para que as pessoas se desloquem para o ponto de apoio.

2. Toque de Mobilização

Como dito acima é dado para que as pessoas se desloquem para os pontos de apoio.

3. Toque de Desmobilização

Ocorre depois das chuvas, quando a água já baixou o seu volume de infiltração no solo e diminuiu o risco de escorregamento.

Nesse momento é dado o terceiro toque o de de desmobilização em que as pessoas saem dos pontos de apoio e retornem para suas casas.

 

Importante notar que às vezes não está mais chovendo, está sem chuva, mas ainda há uma grande quantidade de água infiltrada no solo. (o perigo permanece !)

E é necessário que diminua a quantidade de água infiltrada para haver a desmobilização e as pessoas retornem para casa em segurança.

Nem sempre o Toque de Desmobilização vai ser dado imediatamente após acabar a chuva: o toque de desmobhilização só vai ser dado quando, após os cálculos da equipe geotécnica, se entender qual o limite de água infiltrada no solo, se constatar que o solo está estável para que as pessoas possam retornar às suas casas.